Boas Vindas

segunda-feira, 5 de março de 2012

Governo garante medicamentos gratuitos à população


Atualmente, mais de três mil pacientes do Tocantins que necessitam de medicamentos em nível ambulatorial recebem esse material gratuitamente, por meio do serviço de Assistência Farmacêutica mantido pela Sesau – Secretaria de Estado da Saúde. O serviço, que visa a garantir a completude do tratamento, é acessível aos pacientes que fazem uso continuo de algum medicamento com acompanhamento médico, desde que formalizem o pedido junto à Sesau.
Quem necessita de medicamentos para doenças crônicas, por exemplo, pode entrar com o pedido e a documentação necessária junto à Assistência Farmacêutica. Os medicamentos são adquiridos e entregues aos pacientes. No mês de dezembro, por exemplo, foram aplicados mais de R$ 200 mil na compra desses medicamentos especializados.
Esse serviço garante o tratamento medicamentoso, em nível ambulatorial, cujas linhas de cuidado estão definidas em Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), publicados pelo Ministério da Saúde.
O CEAF - Componente Especializado da Assistência Farmacêutica é uma estratégia de acesso a medicamentos no âmbito do SUS - Sistema Único de Saúde.
“Venho pegar os remédios na Assistência Farmacêutica para minha esposa, que faz hemodiálise e necessita de medicação todos os meses. É um serviço que funciona muito bem”, revela o administrador de empresas Willys Pimenta.
Melhorias
Está sendo implantado na Assistência Farmacêutica um sistema para controle e distribuição de medicamentos: o Hórus – Sistema Nacional da Assistência Farmacêutica. A ferramenta permitirá o acompanhamento individualizado do uso de medicamentos e o controle da distribuição e do estoque em tempo real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário