Boas Vindas

terça-feira, 3 de maio de 2011

Afinal, Quem Ficou com Aquele Um Real que Sumiu? Você?

Há muitos anos atrás, alguém me apresentou esta "pegadinha" da matemática que agora partilho com vocês:

T
rês amigos foram almoçar em um restaurante. Terminaram o almoço e chamaram o garçon para pedir a conta.


- 30 reais, informou o garçon. Cada um dos três tirou 10 reais do bolso e pagou ao garçon.

O garçon se dirigiu ao caixa que estava sob os cuidados do dono do restaurante e entregou os 30 reais.

O dono do estabelecimento pensou, estes homens são tão bons clientes que vou dar um desconto para eles. E mandou que o garçon devolvesse 5 reais.

O garçon pegou o dinheiro e quando estava se dirigindo à mesa dos clientes, pensou:

Eles não sabem que eu tenho que devolver 5 reais. Então, devolvo 1 real para cada um e fico com 2.

Dito e feito.

Agora pense.

O garçon devolveu 1 real para cada cliente.

Como cada um deles havia pago 10 reais, ao receber 1 real de volta acabou pagando apenas 9 reais.

Como eram três, pagaram ao todo 27 (3 vezes 9).

O garçon ficou com 2 reais.

Pense de novo.

27 reais que os clientes pagaram mais os 2 reais que ficaram com o garçon, somam ao todo 29 reais.

29 reais. Mas não eram 30 reais quando tudo começou? Então onde foi parar 1 real?

Eu só tenho duas certezas aqui.

Que este 1 real não está comigo e que a atitude do garçon foi muito feia.

E você, sabe onde foi parar esse 1 real?

Resposta nos comentários...

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Como sempre cumpro o que prometo, mesmo que atrasado, segue o resultado do problema. Quem achou que era uma "pegadinha", acertou em cheio! E todos os que se arriscaram a dar a solução também acertaram. A questão é que o texto foi conduzido de uma forma a nos levar a pensar errado. Vejam. No momento em que o garçon devolveu 1 real para cada cliente, não podemos mais falar em 30 reais de pagamento da conta, pois o que foi efetivamente pago foram apenas 27 reais. Já que cada um dos 3 clientes deixou de pagar 10 reais e passou a pagar apenas 9 reais. 3 vezes 9 resultam em 27. Destes 27 reais, 25 ficaram com o dono do restaurante no caixa e 2 reais ficaram com o garçon. Se você quiser ainda voltar para os 30 reais iniciais, basta somar os 3 que foram devolvidos aos 27. Se alguém ficou com alguma dúvida, eu posso tentar esclarecer. Confesso que demorei para me dar conta quando me passaram este problema. Mas a o seu Luís, a Sara e a Claudine, pelo visto, mataram na hora a charada! Obrigada, de coração, a todos que vieram participar. Abraços

    ResponderExcluir