Para a chefe da delegação do Tocantins, Marília Mascarenhas, o saldo desta primeira etapa das Olimpíadas de 12 a 14 anos foi positivo, já que o esporte no Estado ainda está passando por um processo de estruturação. “Estamos melhorando aos poucos. Esses meninos tiveram a oportunidade de conviver com campeões olímpicos e atletas da mesma idade deles que já se destacam em competições internacionais. Uma experiência única na vida deles”, finalizou.
O técnico da equipe de judô destacou um episódio que mostra a crescente do Tocantins na competição. “Em 2006, o judô era saco de pancada, só perdia. Hoje temos um atleta em quinto e outro (Johnny Magalhães) que venceu uma luta contra o bicampeão brasileiro e sul-americano”, lembrou. No masculino por equipe o Tocantins ficou bem posicionado, ocupando o 7º lugar.
No atletismo os jovens tocantinenses deram o melhor e coloram o Estado em evidência em vários momentos. Wisley Pereira Borges, de 13 anos de idade e estudante do Colégio Estadual Francisco de Azevedo, do município de Taipas, chegou às finais do salto em distância e conseguiu ficar entre os 10 melhores. Já no tênis de mesa, a aluna/atleta Larissa Carvalho, do colégio Dom Orione de Tocantinópolis, também chegou à fase final de sua categoria.
“Agora que o xadrez foi implantado nas escolas de tempo integral do Estado, tenho certeza que no ano que vem vamos ficar melhor colocados. É importante que nossos atletas participem de mais competições interestaduais como essa para que tenham cada vez mais experiência”, explicou o treinador da equipe de xadrez, Serivaldo Sousa. O aluno/atleta Daniel Carvalho ficou em 20º lugar, de 23 participantes, e a jovem Danielle Ferreira em 22º, de 24.
Uma das impressões que os atletas tocantinenses deixaram nas Olimpíadas Escolares foi a determinação. Um exemplo foi o ciclista de Guaraí Bomfim Mateus, que mesmo com um equipamento nitidamente inferior ao dos demais competidores, não se intimidou e participou de igual para igual com os alunos/atletas de outros estados. Para seu treinador, Wanderlan Dora da Silva, a meta agora é treinar mais pesado e buscar patrocínios para a aquisição de uma nova bicicleta, para que no próximo ano Mateus possa conquistar uma melhor colocação.
Na ginástica rítmica, dos 21 estados participantes, a equipe tocantinense ficou na 20ª posição, com 41,425 pontos, contra 114,875 pontos das competidoras vencedoras do estado do Rio Grande do Sul. Segundo a ex-atleta olímpica Marcela Menezes, técnica da equipe baiana, o nível técnico das atletas estava muito elevado e as competidoras podem ser comparadas às melhores atletas mundiais. Muitas delas têm títulos internacionais. No Tocantins a ginástica rítmica é um esporte novo que começa a ganhar adeptos.
Modalidades coletivas
A esperança de medalhas para o Tocantins nas Olimpíadas Escolares de 2011 não acabou. Nesta terça-feira, 13, chega a João Pessoa a delegação do Estado que disputará, até o próximo dia 18, as modalidades coletivas da competição.
(Ascom Juventude e Esportes)
Nenhum comentário:
Postar um comentário