
A distribuição de mais de seis mil cartilhas é a última etapa do projeto que contou ainda com palestras sobre reciclagem e acondicionamento correto do lixo, doenças causadas pelo lixo, e um diagnóstico da realidade das quadras escolhidas para aplicação do projeto, por meio de questionário de observação e entrevistas realizadas com moradores e comerciantes.
O estudo revela que a maior parte do lixo dos 39 comerciantes entrevistados é composta de plástico e papel, ou seja, material que ao invés de ser reciclado é colocado junto com outros dejetos que vão para o aterro. Em relação ao lixo doméstico, a maior produção é de produtos alimentícios, mas que também não são separados dos outros materiais descartados no lixo, como papéis, plásticos e metais.
A engenheira ambiental Saara Arruda, analista técnica da Semades, espera que a iniciativa do Colégio seja seguida por outras escolas e que tenha atuação em outras quadras da capital. “A escola exerce um papel fundamental não só na formação dos alunos, como também na sociedade como um todo”, acredita.
A engenheira ambiental Saara Arruda, analista técnica da Semades, espera que a iniciativa do Colégio seja seguida por outras escolas e que tenha atuação em outras quadras da capital. “A escola exerce um papel fundamental não só na formação dos alunos, como também na sociedade como um todo”, acredita.
De acordo com Arruda, esse tipo de ação estimula os comerciantes e os moradores das quadras abordadas a cuidar melhor do lixo, separando-o e acondicionando-o de forma adequada. A ação também pode despertar na Prefeitura de Palmas o interesse em ampliar o programa de Coleta Seletiva tendo as quadras 1.106 e 1.206 como prioritárias. “Ainda não existe coleta seletiva nessas quadras, mas o estudo e o esforço dos alunos para esclarecer a comunidade sobre a questão do lixo pode fazer com que uma demanda pela coleta seletiva surja por parte dos moradores e comerciantes da região”, explicou.
As cartilhas trazem informações sobre as doenças causadas pelo lixo, coleta seletiva, fotos do acondicionamento do lixo nas quadras abordadas e mensagens educativas e de cidadania.
(Secom Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável)
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