Boas Vindas

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Secretário Agimiro Costa abre Conferência de Emprego e Trabalho Decente em Araguaína


O secretário do Trabalho e da Assistência Social, Agimiro Costa, abriu a 7ª etapa das conferências regionais de Emprego e Trabalho Decente, em Araguaína, nesta sexta-feira, 26
O secretário do Trabalho e da Assistência Social, Agimiro Costa, abriu a 7ª etapa das conferências regionais preparatórias para a I Conferência Estadual de Emprego e Trabalho Decente, no município de Araguaína, na manhã desta sexta-feira, 26. O evento contou com a presença da subsecretária do Trabalho, Mariza Sales, do vice-prefeito de Araguaína, Amilton Alves Cardoso, do 1º vice-presidente da Fieto, Ancelmo Moraes, do vice-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Tocantins, Nivaldo Pedrosa, entre outras autoridades locais e estaduais.
Para Agimiro Costa, as conferências são a oportunidade da sociedade debater de forma democrática as questões relacionadas ao trabalho. Na ocasião, o secretário falou das ações integradas do Governo do Tocantins que refletirão na melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores tocantinenses e explicou: “O maior gargalo do Tocantins hoje está na qualificação, pois sobram vagas de trabalho, mas as pessoas não estão aptas para ocupá-las. Outros problemas que enfrentamos são trabalho infantil e o trabalho análogo ao escravo”. Segundo o secretário, para enfrentar esses desafios, o Governo do Estado está investindo na implantação de escolas de tempo integral, em políticas de qualificação profissional e lembrou: “as propostas levantadas durante as conferências fomentarão as novas políticas públicas para o trabalho no Tocantins”.
O vice-prefeito de Araguaína expressou a disposição do município em receber as cidades vizinhas para a discussão: “Esse debate já aconteceu em vários lugares do mundo, levando a grandes avanços nas políticas do trabalho. E agora Araguaína tem a oportunidade de sediar esse encontro e participar desse processo”, comentou Amilton Cardoso.
O 1º vice-presidente da Fecomércio, Ancelmo Moraes, reafirmou a importância do encontro. “Acredito que esse momento é de suma importância pois abre os olhos do empresariado para as necessidades do trabalhador. Acredito que essa iniciativa vem, realmente, para somar”, disse.
Na parte da manhã foram proferidas palestras sobre os 4 eixos temáticos da Conferência: Princípios e Direitos do trabalhador e empregador; Proteção Social no Trabalho; Temas relacionados a Trabalho e Emprego no Tocantins, Fortalecimento dos Atores tripartite e do Diálogo Social como instrumento de governabilidade democrática. E a partir das 14h os delegados debaterão os temas em grupos e elaborarão propostas para serem levadas a 1ª Conferência Estadual de Emprego e Trabalho Decente, que acontece nos dias 20 e 21 de outubro, em Palmas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário