Boas Vindas

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Coleção “Palmas para o Tocantins” abre o PFW com ‘chave de ouro’


Os desfiles da coleção de peças em capim dourado e babaçu, desenvolvidas em conjunto pela Secult e o Sebrae, acontecerão durante todos os dias do evento - <a href='http://central3.to.gov.br/arquivo/id:55292/'>Download</a>O desfile da coleção “Palmas para o Tocantins” abriu o grande evento de moda tocantinense “Palmas Fashion Week” na noite desta quinta-feira, 25, com ‘chave de ouro’. Diversas peças exclusivas em capim dourado como colares, pulseiras, chapéus, brincos e mandalas, produzidas diretamente pelos artesãos da região do Jalapão e da capital, roubaram a cena e abrilhantaram a noite dando o tom especial da tocantinidade – tema central do PFW 2011. A coleção integra o projeto realizado pela Secretaria da Cultura, em parceria com o Sebrae, que traz três coleções em capim dourado e babaçu que abrirão os desfiles durante o evento.
“É uma grande noite para o fortalecimento do nosso artesanato. É a beleza em arte do Tocantins aliada à moda, ganhando as passarelas e o mundo”, comemorou a secretária estadual da Cultura, Kátia Rocha, ressaltando o potencial de peças em capim dourado de integrarem grifes internacionais e ainda sobre o momento que o Tocantins está vivendo. “Tivemos há pouco tempo a conquista da Indicação Geográfica (IG) ao artesanato em capim dourado do Jalapão. Uma conquista que reconhece o trabalho realizado por nossos artesãos – pessoas simples que criam e desenvolvem uma arte com o ‘ouro dourado’ que só é encontrado aqui”, lembrou a secretária.
Secretários Divaldo Rezende (Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) e Kátia Rocha (Cultura) com a designer Eli Tosta durante o evento - <a href='http://central3.to.gov.br/arquivo/id:55291/'>Download</a>
A designer de moda de São Paulo, Eli Tosta, prestigiou o evento e falou sobre o valor do capim dourado. “Todas as peças de arte do Tocantins são maravilhosas, mas o capim dourado... Ele é de uma beleza única e peculiar que só é encontrada aqui. Realmente as peças são preciosas e tem todo o potencial de integrar as passarelas internacionais”, afirmou.
Ao final do desfile da coleção “Palmas para o Tocantins”, alguns artesãos criadores das peças em capim dourado entraram na passarela arrancando aplausos do público presente. “É muito bom ver o trabalho da gente sendo valorizado desta forma. Quando eu vejo alguém usando alguma peça que criei na rua é emocionante, imagine aqui. É uma grande oportunidade de valorizar nosso produto”, comemorou a artesã Maria Domingas Brito, de Palmas.
É a beleza em arte do Tocantins aliada à moda, ganhando as passarelas e o mundo - <a href='http://central3.to.gov.br/arquivo/id:55290/'>Download</a>
Os desfiles da coleção de peças em capim dourado e babaçu, desenvolvidas em conjunto pela Secult e o Sebrae, acontecerão durante todos os dias do evento. Serão quatro desfiles, onde serão apresentadas as coleções: “Palmas para o Tocantins”, “Coleção Jalapa” e “Coleção Babaçu Brasil”. O evento continua até 29 de agosto, a partir das 20 horas, no Capim Dourado Shopping.
Programa dos desfiles do artesanato:
Dia 26.08 –Coleção “Babaçu Brasil” - Babaçu
Dia 27.08 – Coleção “Jalapa”– Capim Dourado
Dia 28.08 – Mix das três coleções





As peças são preciosas e tem todo o potencial de integrar as passarelas internacionais - <a href='http://central3.to.gov.br/arquivo/id:55288/'>Download</a>Artesãs autoras das peças expostas no desfile viram estrelas na passarela - <a href='http://central3.to.gov.br/arquivo/id:55289/'>Download</a>

Nenhum comentário:

Postar um comentário