Boas Vindas

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Após morte de quatro índios na Ilha do Bananal, Funai monta caravana para mapear região: causa de óbitos ainda é desconhecida


Desde o início de mês quatro mortes foram contabilizadas pela FunaiEm reunião na manhã desta sexta-feira, 10, na Secretaria de Justiça e Direitos Humanos entre a Fundação Nacional de Amparo ao Índio – Funai e diversas secretarias de estado foram definidas ações a serem desenvolvidas na região da Ilha do Bananal, onde está localizada a aldeia dos índios Karajás. Desde o início do ano, foram registradas na região quatro mortes de indígenas.
Segundo a indigenista especializada da Funai, Maria das Graças Costa, ficou definido que será montada uma caravana composta pelas secretarias da Educação, Esporte, Justiça e Direitos Humanos, Funai, Ministério Público e demais instituições de amparo ao índio, além de estudantes indígenas, que vai até a Ilha na próxima semana.
“Formaremos uma grande caravana com representantes de vários setores da sociedade para fazer uma acolhida e um mapeamento da região onde ocorreram as mortes, para que assim possamos traçar ações estratégicas e realizar novos projetos ”, informou.
Mortes
Segundo Maria das Graças, ainda existem muitas dúvidas com relação a causa das mortes dos indígenas. “Foram registradas quatro mortes de janeiro até agora, mas existem diversas hipóteses que podem explicar os óbitos, por por isso ainda não podemos adiantar nada”, explicou.
Segundo a assessoria da Polícia Federal, não existe até o momento nenhum pedido de investigação sobre os casos.
robertatum.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário