Boas Vindas

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Professores do Tocantins são selecionados para ‘Missão Pedagógica no Parlamento’


A professora Animércia Siqueira de Santana, que leciona no Centro de Ensino Médio Castro Alves, em Palmas, será uma das três representantes tocantinenses no projetoCom o objetivo de oferecer aos educadores das escolas públicas formação em educação para democracia, a Câmara dos Deputados realiza, no período de 02 a 08 de outubro, a primeira edição do projeto ‘Missão Pedagógica no Parlamento’. O evento, que acontece em Brasília (DF), visa fortalecer a escola como espaço de vivência de experiências democráticas para o fortalecimento da cidadania.
Foram selecionados para participar do projeto cinquenta e quatro professores da rede pública de ensino de todo o Brasil, no qual o Tocantins terá três representantes no evento: Animércia Siqueira de Santana, Oidê Carvalho de Moura e Claudiomara Farias da Luz.
Os contemplados passaram por uma seletiva que teve como critérios: ter experiência comprovada em sala de aula nos últimos três anos; demonstrar a intenção de continuar lecionando pelos próximos dois anos; além de ter experiência pedagógica na qual tenha trabalhado com seus alunos temas relacionados à democracia, cidadania e/ou política.
Para a professora Animércia, participar da Missão Pedagógica servirá como instrumento de atualização para a vivência em sala de aula. “Como já temos um trabalho com enfoque na democracia e cidadania, acredito que será uma experiência que irá auxiliar nas atividades que já temos na escola e também em projetos futuros”, conta a educadora, que leciona Sociologia, Filosofia e Artes no Centro de Ensino Médio Castro Alves, em Palmas.
O projeto inscrito por Animércia leva o nome ‘Brasil de Todas as Cores’ e foi desenvolvido entre os meses de outubro e novembro de 2010, com enfoque na pluralidade cultural. A culminância do projeto foi realizada durante a Semana da Consciência Negra e, segundo ela, teve grande aceitação entre os estudantes. “Muitos alunos tinham dificuldades de se identificar, então trabalhamos a questão de convivência com as diferenças, da aceitação e da própria identificação”, explica.
Programação
Durante uma semana, os educadores selecionados vão participar de intensa formação, na qual terão oportunidade de socializar saberes e práticas, além de elaborar estratégias para a formação de cidadãos preparados para o exercício da democracia e da cidadania. A intenção é formar multiplicadores para que possam ampliar as ações voltadas à educação para a democracia no âmbito escolar. Os participantes também terão a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento dos poderes Executivo e Legislativo.
(Secom Educação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário