Boas Vindas

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Estudantes inscritos no Programa Jovem Embaixador serão avaliados nesta sexta-feira


Nesta sexta-feira, 16, das 14 às 17 horas, será realizada em todo o Brasil a prova escrita do Programa Jovem Embaixador 2012. Os alunos deverão chegar ao local do exame com antecedência de 30 minutos. No Tocantins 21 candidatos farão a prova. O programa levará 35 estudantes brasileiros da rede pública, com excelente desempenho escolar, histórico de trabalho voluntário em suas comunidades, boa fluência no idioma inglês e que possam representar o Brasil como “embaixadores” para um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos.
Os candidatos deverão apresentar a carteira de identidade para poder entrar na sala onde será realizado o exame escrito, portando apenas um lápis, uma borracha e uma caneta. Qualquer outro material (folhas extras, dicionário, gramática, livros) deverá ser guardado em outro local e devolvido para o candidato no final do exame.
Além das folhas com a impressão do exame escrito, quando solicitado pelo candidato, poderá ser entregue papel em branco para utilização como rascunho. O exame deverá ser preenchido à caneta e com letra legível. O texto dos candidatos não poderá ultrapassar o espaço delimitado no exame.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (63) 3218-1449, com a coordenadora estadual do Programa, Maria da Natividade Glória Ribeiro.
O Tocantins no Jovens Embaixadores
Na última edição, o representante tocantinense foi Danyel de Moraes Avelino, de 17 anos, que concluiu o 3º ano no final de 2010 e hoje cursa Economia na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Danyel é de Combinado, município localizado a 206 quilômetros de Palmas, mas por causa dos estudos mora agora na capital.
O histórico do Tocantins no programa é destacável. No total, em todas as nove edições já realizadas no Brasil, desde 2002, o Estado contou com oito participantes, sendo dois deles em 2005, dois em 2006, um em 2008, 2009, 2010 e em 2011. É importante ressaltar que a escolha dos estudantes é por mérito e aprovação na seleção. Na última edição, por exemplo, os estados de Alagoas, Paraíba e o Distrito Federal não tiveram representantes selecionados.
Depois do retorno dos Jovens Embaixadores dos Estados Unidos, a embaixada oferece cursos de inglês de curta duração e programas de graduação através dos escritórios de Orientação Educacional – Education USA.
Programa Jovens Embaixadores
O Programa Jovens Embaixadores foi criado no Brasil em 2002 e agora é replicado em 25 países. Desde o lançamento, 249 brasileiros da rede pública de ensino já participaram do programa. Os parceiros da Embaixada dos EUA nesta iniciativa são: FedEx, MSD, Dow Brasil, Microsoft, Bradesco, Carlson Wagonlit Travel, United Airlines, Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e Centros Binacionais. Além desses, Nike e IBM tornaram-se parceiros do programa esse ano. Para mais informações sobre o programa Jovens Embaixadores, visite o site: http://www.jovensembaixadores.org.
(Secom Educação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário