Boas Vindas

segunda-feira, 12 de março de 2012

TO pode adotar modelo espanhol de atendimento de ocorrências


Centro de Emergências em Madrid: Modelo pode servir de referência para o Tocantins
Centro de Emergências em Madrid: Modelo pode servir de referência para o Tocantins

Após visita ao Centro de Emergências Comunidade de Madrid, durante missão oficial da comitiva tocantinense à Espanha, encerrada no dia 10, sábado, o secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Divaldo Rezende, ressaltou que poderá ser um dos locais que a comitiva do Governador Siqueira Campos visitará em junho e que o modelo de trabalho poderá inspirar e ajudar a realizar alterações no modelo atualmente usado pelo Tocantins.
Ele conta que o Centro é conhecido como “112 Emergências” e que o número se consolidou como referência para os cidadãos. O serviço atende aproximadamente 90% de todas as chamadas de emergência realizadas em Madrid. Todos os dias o Centro atende cerca de 17 mil chamadas por dia de pessoas que buscam auxílio da Polícia, Bombeiros, Trânsito e Emergência Médica (SAMU). “O Centro impressiona, entre outras coisas, por unificar o atendimento de emergências. O serviço é realizado em todas as línguas europeias e ainda outros idiomas”, comentou Rezende.
Divaldo Rezende informa que nos próximos meses o diretor do Centro de Madrid, Alejandro Martinez, deve visitar o Estado a convite do Governador Siqueira Campos, do Comando da Polícia Militar e da Policia Civil do Tocantins.
O desenvolvimento econômico da região deve atrair nos próximos anos um grande contingente de pessoas. “As ações relacionadas à segurança e às questões de emergência ambiental devem ser preventivas. Com a estruturação de um centro integrado de operações e monitoramento, o Governo vai poder oferecer ao cidadão um serviço mais ágil e eficiente”, afirma o secretário.
“Esperamos que o Governador Siqueira Campos, juntamente com as autoridades da área de segurança, possa conhecer e visitar o nosso Centro de operações, que é referência mundial e europeia”, disse Alejandro Martinez, reforçando que vários estados brasileiros já visitaram o centro, além do Tocantins, entre eles Rio de Janeiro e São Paulo.
O Governo do Tocantins dedica especial atenção à segurança. As polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, CIPAMA e Defesa Civil estão buscando um trabalho integrado e harmônico. A proposta de um Centro de Emergências para o Tocantins está sendo formatada pela Polícia Militar e a Secretaria de Segurança Pública, que trabalham em conjunto para atender a população no combate à criminalidade. Com a participacao da Semades – Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o objetivo é integrar e monitorar as informações ambientais do Estado. (Com Informações de Patrícia Storni)

Nenhum comentário:

Postar um comentário