
Porto Nacional é a ultima cidade do roteiro de localidades visitadas esta semana pela Brigada da Comunicação pela região sudeste tocantinense. O município tem cerca de 50 mil habitantes, é uma das referências históricas do Estado, tem uma economia voltada para a agricultura, pecuária e extrativismo vegetal. No ano passado ficou entre os 31 municípios que mais tiveram índices de queimadas e que são prioritários nesta campanha de conscientização do Pacqto e que colocaram o Tocantins em quarto lugar no ranking nacional de focos de incêndios. Este ano, Porto continua entre os que mais queimam áreas florestais, apesar do Estado ter reduzido em mais de 70% os focos e figurar em segundo lugar no ranking do país.
Durante todo o dia desta sexta-feira, os profissionais da Brigada, composta por servidores das Secretarias de Comunicação, das Cidades, do Meio Ambiente, da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, fizeram apresentações de teatro de bonecos e palestras em quatro escolas públicas da cidade; percorreram o comércio das principais ruas fazendo a panfletagem com material educativo sobre as queimadas e conversaram com moradores.
Na escola Sagrado Coração de Jesus, de ensino fundamental e infantil, mais de 250 alunos assistiram ao espetáculo. Os fantoches chamaram a atenção não só dos alunos, mas também dos professores. “É muito interessante, sensibiliza, né?”, disse a educadora Anália dos Reis, que em seguida foi até o palco pedir para levar a encenação até outra escola que ela também trabalha.
Esta semana, a Brigada da Comunicação mobilizou, além de Porto nacional, os moradores, e autoridades dos municípios de Dianópolis, Almas, Conceição do Tocantins, Natividade e o povoado do Bonfim e Monte do Carmo.(Secom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário