Boas Vindas

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Programas da Juventude podem contar com apoio do governo espanhol


Em reunião com representantes do governo espanhol, secretário da Juventude e dos Esportes do Tocantins apresentou os projetos executados no Estado e conversou sobre possíveis parceriasIntercâmbio com universidades espanholas para jovens beneficiados pelas Casas do Estudante e a expansão de cursos oferecidos nos telecentros da juventude são possibilidades reais de se tornarem realidade no Tocantins. Esse foi o resultado do encontro entre o secretário da Juventude e dos Esportes, Olyntho Neto, e os representantes do Governo da Espanha, Jésus Salas Zapatero e José Maria Gómes Nieves, nesta segunda-feira, 8, em Palmas. Na ocasião, foi feito o convite por parte dos espanhóis para que o secretário fosse à Espanha, ainda neste ano, para conhecer alguns programas. No período da manhã foi realizada uma reunião no gabinete da Sejuves, onde o secretário expôs todos os programas executados pela pasta.
Durante a tarde, aconteceu uma visita na escolinha de iniciação esportiva Nilton Santos, a um local onde funcionará, já nos próximos dias, um telecentro da juventude, e na Casa do Estudante, todos em Palmas. “Nesta gestão estamos tendo um respaldo muito bom”, disse um dos estudantes da Casa ao conselheiro do Trabalho e Imigração da Embaixada da Espanha no Brasil, Jesus Salas Zapatero, que retrucou prontamente dizendo que “isso porque o secretário é jovem e tem uma visão inovadora”.
A implantação de cursos a distância, formatados por instituições de ensino da Espanha, foi reforçada em reunião na sede da Secretaria da Ciência e Tecnologia, em Palmas. O secretário Borges da Silveira apresentou o projeto que está sendo desenvolvido em parceria com a Sejuves e a Seduc para a utilização dos telecentros da juventude com cursos de capacitação e qualificação profissional, de acordo com a vocação econômica de cada região do Estado.
Olyntho Neto disse que pretende trazer o que existir de melhor no mundo para fortalecer os programas e projetos do Governo do Tocantins voltados para as áreas da juventude e dos esportes. “Esse dia de trabalho foi muito proveitoso. Conhecemos outras formas de trabalho que estão dando certo na Espanha e acredito que vamos fortalecer nossas ações aqui no Tocantins com uma parceria com o Governo da Espanha”, concluiu.
Reunião
Depois da agenda de compromissos, ficou definido que nesta terça-feira, 9, haverá uma reunião entre os representantes do governo espanhol e os reitores da Unitins – Universidade do Tocantins e UFT – Universidade Federal do Tocantins. Também devem participar da reunião os secretários da Juventude e dos Esportes, Olyntho Neto, e da Ciência e Tecnologia, Borges da Silveira. No encontro, serão discutidas as possibilidades de intercâmbios de estudantes universitários do Tocantins em instituições de ensino superior da Espanha. (Secom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário