Boas Vindas

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Naturatins aponta agilidade com mais de 700 licenças ambientais emitidas neste primeiro semestre


Mutirão técnico para agilizar os processos com pendências para regularização Florestal da Propriedade RuralEm apenas seis meses de nova gestão, o Naturatins é destaque em relação ao número de licenças ambientais emitidas e ações voltadas para a preservação e conservação dos recursos naturais no estado. O Instituto emitiu, entre janeiro e junho, mais 700 licenças ambientais. Procedimentos que vão garantir o desenvolvimento econômico do estado em equilíbrio com o meio ambiente. Dentre elas, podemos destacar as licenças ambientais da BR Distribuidora, Itafós, Granol, GRM Florestal, Eco Brasil Florestal e a Suzano, grandes empreendimentos aptos a atuarem no estado. No que se refere ao licenciamento florestal, foram emitidas 1.168 Licenças Florestais da Propriedade Rural (LFPR), 551 Autorizações de Exploração Florestal e 69 Autorizações de Queima Controlada. Dos recursos hídricos, o Instituto emitiu 50 Portarias de Outorgas; 76 Declarações de Uso Insignificante e 21 anuências prévias.
Para este saldo positivo, a primeira ação da nova gestão, que tem à frente o geógrafo Alexandre Tadeu, foi a realização de um mutirão técnico para dar andamento aos processos com pendências para regularização Florestal da Propriedade Rural. O mutirão aconteceu em janeiro com uma equipe técnica de 10 profissionais à disposição dos consultores e proprietários rurais para sanar pendências para a conclusão do processo.
Outra medida adotada foi a revogação da Portaria nº 30 de 2008, que exigia a autenticação de documentos apresentados ao órgão, assim, a atual Portaria considera desnecessário tal procedimento, desburocratizando o serviço interno e proporcionando mais agilidade e redução dos custos pelas partes interessadas.
Além de promover a regularização, o órgão também coíbe práticas contra o meio ambiente. Os bons resultados desse primeiro semestre são observados por meio das ações empreendidas pela Diretoria de Fiscalização e Qualidade Ambiental, com 361 autos de infração, tais como pescado, transporte ilegal de madeira, desmatamento e animais silvestres em cativeiro.
Para a conservação das áreas protegidas, o Naturatins promoveu ações de orientação e fiscalização aos visitantes nas Unidades de Conservação (Parques Cantão, Jalapão e Lajeado e Monumento Natural das Árvores Fossilizadas) e também apoiou o projeto Revelando o Tocantins na capacitação de 42 condutores ambientais.
Nas ações de educação ambiental, estratégia essencial na construção de valores e hábitos ambientalmente corretos, o Instituto realizou oficinas e palestras educativas focando temas como queimadas, lixo, água e solo; implantação, renovação e monitoramento dos Protocolos Municipais de Controle e Combate ao Uso do Fogo; e apoio ao projeto Interinstitucional de Educação Ambiental do Ministério Público Estadual.
Satisfeito com os resultados obtidos, o presidente Alexandre Tadeu enfatizou que o resultado da boa gestão é devido ao empenho dos servidores que trabalham com afinco para agilizar os procedimentos e dar continuidade aos trabalhos de fiscalização, monitoramento, licenciamento e educação ambiental que cabem ao Instituto. (Secom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário