Boas Vindas

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Diretora dos EUA aponta trabalho em equipe e participação da família como “primordiais para sucesso da educação”


Durante cinco dias Regina Siegel partilhou experiências com diretores de Palmas, Paraíso e Colinas, onde visitou as escolas e conheceu as ações realizadas no TocantinsNo encerramento do programa Intercâmbio Brasil/Estados Unidos de Diretores Escolares, realizado nesta quinta-feira, 11, em Palmas, Regina Siegel, diretora norte-americana, fez suas últimas considerações sobre a educação. Segundo ela, para que o trabalho dos gestores alcance bons resultados a participação da equipe escolar e da família são “primordiais”. O Seminário Gestão Escolar foi o fechamento do intercâmbio no Tocantins, iniciativa realizada por meio da parceria entre o Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed), a Embaixada Americana e a Secretaria Estadual de Educação.
Durante cinco dias Regina partilhou experiências com diretores de Palmas, Paraíso e Colinas, onde visitou as escolas e conheceu as ações realizadas no Tocantins. “Os problemas na educação estão em qualquer lugar, mas vocês estão realmente de parabéns. Os alunos têm que aproveitar ao máximo a escola”, disse ela.
Depois de conhecer as unidades do Tocantins, Regina apresentou a escola onde trabalha na cidade de La Crosse, nos Estados Unidos. A escola Wisconsin, é pública e atende 400 alunos de 3 a 11 anos de idade. O modelo norte americano não conta com coordenadores pedagógicos, como aqui no Brasil, uma das ideias que ela pretende levar para os Estados Unidos. “Achei muito importante o papel desses profissionais, que em La Crosse, é feito pelo próprio diretor”, conta.
Filomena Coelho, diretora da Escola Paroquial Nossa Senhora Aparecida, do município de Colinas do Tocantins, também socializou as experiências vividas durante o intercâmbio nos Estados Unidos, no final do ano passado. A escola de Colinas é conveniada com a Rede Estadual de Ensino e foi vencedora do Prêmio Gestão como Referência Estadual, referente ao ano base 2009.
Os 11 diretores escolares contemplados pelo Prêmio Escola Comunitária, ação do Governo do Estado cujo objetivo é reconhecer o trabalho feito pelos gestores das escolas estaduais, também participaram dos cinco dias de intercâmbio. Os diretores fazem parte das regionais de Arraias, Araguatins, Araguaína, Guaraí, Miracema, Paraíso, Pedro Afonso e Tocantinópolis. Acompanharam ainda as atividades do programa, as diretoras Regionais de Ensino de Colinas, Maria Helena Defavari, de Palmas, Maria Marlene Porto e de Paraíso, Merivane Teixeira, além da coordenadora estadual do Prêmio Gestão, Luciene Alves Pereira e Ana Maria também da equipe estadual.
Para os participantes, o intercâmbio foi um momento para “a troca de experiências”, como explicou Sebastião Ferreira, diretor do Centro de Ensino Médio Rui Brasil Cavalcante, escola do município de Miranorte, contemplada pelo Prêmio Escola Comunitária. “Muito do que vimos nesses dias já trabalhamos na nossa escola, mas sempre há algo que podemos levar ou sugerir para outros colegas”.
“O mais marcante foi perceber que todas as escolas têm problemas parecidos, o que difere é a maneira que cada uma delas soluciona essas questões. Muitas das ideias que vimos nesses dias vou levar para Arraias e espero que Regina possa aproveitar nossas experiências nos Estados Unidos”, avaliou o gestor Jonatas Marques, da Escola Estadual Jaci Alves de Barros, de Arraias, outra finalista do prêmio estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário