Boas Vindas

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Adtur lança programa de ordenamento e fortalecimento da pesca esportiva no Tocantins


A expectativa é que sejam desenvolvidos roteiros de pesca esportiva em oito municípios tocantinenses, localizados nas regiões sudeste, sudoeste e central do Estado - <a href='http://central3.to.gov.br/arquivo/id:54274/'>Download</a>Foi lançado na manhã desta sexta-feira, 12, na sala de reuniões da Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins – Adtur, o Programa de Ordenamento e Fortalecimento da Pesca Esportiva no Tocantins. Na ocasião, foi apresentado um estudo sobre as potencialidades do Estado no que refere a lagos, rios e lagoas, bem como as variedades de espécies de peixes existentes no Tocantins.
O presidente da Adtur, Lucio Flavo Adorno, declara que a previsão é que o projeto de ordenamento da pesca esportiva no Estado seja efetivamente instalado a partir de 2012, sendo que os trabalhos de pesquisa já foram iniciados. Adorno destaca ainda que o Estado disponibilizará recurso para o projeto, mas também devem ser buscadas verbas junto aos Ministérios do Turismo e da Pesca e Aquicultura.
“O Tocantins possui um potencial real nessa área. A pesca esportiva vem como alternativa à pesca predatória. Nós já temos na região do município de Peixe um fluxo e demanda de turistas que vem de todo o Brasil, além de espécies que são interessantes para a modalidade pesque e solte”, ressalta.
Segundo a Subsecretária de Pesca e Aquicultura do Estado, Miyuki Hyashida, o Tocantins é um dos melhores Estados para se trabalhar a pesca esportiva, pois abrange as duas mais importantes bacias hidrográficas do País. “Além das condições hidrográficas podemos oferecer uma logística muito favorável aos turistas”, acrescenta.
Miyuki explica que, no momento, estão sendo promovidos estudos para se saber o real tamanho do potencial para a prática da pesca esportiva no Estado. “Já existem trabalhos financiados por empresas privadas e pelo Governo Federal no que se refere ao ordenamento da pesca esportiva no Tocantins, mas ainda muito tímidos. Expandir esse trabalho, diferente da pesca predatória, vai oportunizar a pesca do mesmo peixe várias vezes, fazendo gerar dinheiro várias vezes”, afirma.
A expectativa é que sejam desenvolvidos roteiros de pesca esportiva em oito municípios tocantinenses, localizados nas regiões sudeste, sudoeste e central do Estado.
Participaram da reunião, técnicos da Adtur, da Embrapa, da Superintendência de Pesca e Aquicultura da Seagro, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, do Naturatins, do Ministério da Pesca e Aquicultura e do Sebrae. (Secom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário