Boas Vindas

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Carcaça de baleia-franca é recolhida em SC

A carcaça da baleia-franca que morreu nesta terça-feira (14), após ser submetida a procedimento de eutanásia, foi removida com reboque no período desta tarde, na praia de Itapirubá Sul, em Laguna (SC).

O mamífero estava encalhado no local e o procedimento de morte assistida foi realizado por uma equipe técnica formada por biólogos e veterinários. O animal apresentava estado de choque desde o dia 8 de setembro, com baixa frequência respiratória e poucos reflexos nas pálpebras do olho direito.
A médica veterinária e diretora de pesquisa do Projeto Baleia Franca, Karina Groch, disse que a opção pela eutanásia foi o último recurso para aliviar o sofrimento da baleia. Ela informou que o material coletado durante a necropsia será utilizado em pesquisas sobre a espécie.
De acordo com a médica veterinária e doutora em Patologia Animal pela USP (Universidade de São Paulo) Cristiane Koslenikovas, as informações sobre os tipos de medicamentos e as dosagens utilizadas no procedimento serão publicadas posteriormente em revistas científicas especializadas.
Ainda segundo a especialista, a coleta de órgãos para análise começa a partir desta terça-feira. Após a conclusão da necropsia, a carcaça será enterrada na mesma região onde ocorreu o encalhe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário