Como foco mais educativo, a regional de Lagoa da Confusão percorreu as áreas de pesca, orientando os ribeirinhos sobre o período da piracema, as restrições e permissões da portaria. Já as regionais de Colinas e Pedro Afonso, juntas, percorreram os rios Tocantins e Sono, entre os municípios de Babaçulândia e Pedro Afonso. Além do trabalho de conscientização, a equipe apreendeu dois mil metros de rede malhadeira.
A regional de Palmas, além do trabalho educativo e fiscalizatório, realizou durante a semana o controle dos estoques pesqueiros nos municípios que fazem parte da regional, e ainda em Caseara. A ação consistiu em visitas aos comércios, restaurantes, feiras e associações de pescadores para conferir a quantidade de pescado em estoque e emitir a declaração de quantidade de peixes.
Para garantir o período de defeso, a atuação do órgão será intensificada em todo o Estado do Tocantins por meio de ações educativas e repressivas nos cursos d’água, nas rodovias (blitz) e nos locais de comercialização de pescado. As ações serão realizadas periodicamente pelas 16 Gerências Regionais do Naturatins distribuídas no Estado, com apoio da Cipama – Companhia Independente de Polícia Militar Ambiental, Dema – Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente, Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Guarda Metropolitana de Palmas e outras instituições de proteção ao meio ambiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário