| Foto: Osterno Parrião |
O Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins é um dos parceiros na realização dos XI Jogos Indígenas, realizados entre os dias 05 e 12 de novembro, na Ilha Porto Real, município de Porto Nacional. No apoio, o Instituto desenvolve ações de fiscalização no entorno da ilha e também disponibiliza técnicos do órgão para a realização do Fórum Social Indígena, que teve início neste domingo, 6, e segue até terça-feira, 8. Os Jogos têm como tema a Integração Cultural e a Conscientização sobre o meio ambiente, dando foco ao “Rio + 20”.
O presidente do Naturatins, Alexandre Tadeu de Morais Rodrigues, participou da abertura oficial do evento, que aconteceu neste sábado, 5, onde estiveram presentes o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, a ministra da Igualdade Racial, Luíza Helena de Bairros, e o governador Siqueira Campos, dentre outras autoridades.
Para Rodrigues, a realização do evento no Estado pela segunda vez mostra que o Tocantins tem uma grande diversidade cultural e que a escolha do tema deste ano evidencia a preocupação e o interesse com as questões ambientais.
Com relação ao Fórum, a técnica do órgão Nelma Mota, que está ajudando na realização, disse que dentre os temas em discussão desta edição, estão a afirmação étnica e cultural dos povos indígenas, a “Economia Verde – Rio + 20”, onde serão debatidos a economia da conservação da biodiversidade e dos ecossistemas, e a contribuição das Unidades de Conservação para economia local e nacional.
Na fiscalização ambiental os fiscais do órgão irão coibir possíveis crimes ambientais que podem ocorrer ou ser praticados por visitantes durante a realização dos Jogos.
O evento é uma realização do Comitê Intertribal - Memória e Ciência Indígena (ITC), em parceria com o Governo do Tocantins, por meio das Secretarias Estaduais da Juventude e dos Esportes, da Cultura, entre outras, com apoio do Ministério do Esporte e da Prefeitura de Porto Nacional.
(Secom Naturatins)
Nenhum comentário:
Postar um comentário