A abertura da 9ª edição do Fórum do Lago, que aconteceu na noite dessa segunda-feira, 7, no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), foi marcada pela homologação do Decreto 4.434, que cria o Comitê da Bacia Hidrográfica do entorno do Lago. O documento foi lido pelo secretário da Casa Civil, Renan de Arimatéia, e assinado pelo governador Siqueira Campos, que prestigiou a abertura do evento e deu aval ao secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades) Divaldo Rezende, para representar o Governo no decorrer do Fórum, que segue até a próxima quarta-feira, 9.
No discurso de abertura, o secretário Divaldo Rezende destacou o novo papel assumido pela Semades, criada no início da gestão, como Pasta responsável pela elaboração e acompanhamento da execução das políticas públicas para o meio ambiente e para os recursos hídricos do Tocantins. “Priorizamos o fortalecimento do Sistema de Gerenciamento dos Recursos Hídricos, formado pelo Conselho de Recursos Hídricos, que foi reativado no início da nossa gestão, pelos Comitês de Bacias que estão sendo criados e homologados pelo governador Siqueira Campos e pelo Fundo de Recursos Hídricos que já está em funcionamento”, pontuou.
Ainda na abertura, o prefeito de Tocantínia, representando os municípios que integram o Consórcio Intermunicipal do Lago (CI-Lago), apontou os avanços conquistados nas edições anteriores do Fórum do Lago e revelou que há uma boa interlocução entre os interesses dos municípios impactados pela formação do reservatório e a empresa responsável pela UHE Luis Eduardo Magalhães. “Estamos sendo atendidos em nossas demandas, com projetos de desenvolvimento social e um programa que realce o turismo das cidades banhadas pelo Lago. Acreditamos que o Fórum do Lago foi e está sendo fundamental para fortalecer todas as nossas reivindicações”, assegurou.
A diretora da unidade Tocantins das Organizações Jaime Câmara (OJC), Fátima Roriz, fez um retrospecto das nove edições do Fórum do Lago e destacou a importância do evento para amadurecer a discussão sobre o uso múltiplo, ordenado e sustentável do Lago. Roriz fez questão de ressaltar a participação do Governo do Estado e a equipe da Semades como braço técnico fundamental para compor a programação do evento e respaldar as discussões indicadas na programação.
Fórum das Águas
Outro ponto alto na abertura do evento foi o anuncio do fim do Fórum do Lago. A partir de 2012 o evento dará lugar ao Fórum das Águas, que vai abranger os recursos hídricos de todo o Estado. Para o superintendente de planejamento e gestão de recursos hídricos da Semades, Aldo Azevedo, uma forma de contemplar as demandas de outros reservatórios, rios e lagos do Tocantins, que também precisam ser atendidas. “Vamos ampliar o debate envolvendo mais pessoas e entidades que residem e atuam em outras regiões do Estado”, declarou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário