Boas Vindas

sábado, 15 de outubro de 2011

Palestras, convênios e inauguração do horto marcam a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Funtrop


Assinaturas dos convênios com o Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA) e a Fundação da Universidade do Tocantins (Unitins) com a Fundação de Medicina Tropical do Tocantins (Funtrop) marcaram a abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Araguaína (TO), nesta sexta-feira (14). Estavam presentes várias autoridades, entre elas, o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Borges da Silveira, o secretário estadual de Saúde, Arnaldo Alves Nunes, o prefeito de Araguaína, Valuar Barros, o diretor geral do Hospital Regional de Araguaína, Edson Gonçalves, a delegada Regional de Educação, Sebastiana Diaz de Souza, o presidente do Rotary Club de Araguaína, Wesley Barreto, e o vice-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Wanderli Pedro Tadei, que assinou o termo de cooperação técnico-científica. Este termo permite a realização de pesquisas, treinamentos, consultas, estágios, trocas de experiências, prestação recíproca de assistência e auxílio mútuo nas atividades da Rede Malária, nos estudos de testes de resistência do vetor da malária Anopheles darlingi aos inseticidas químicos.
Para ele, essa parceria vai trazer ações voltadas aos problemas que mais atingem o Tocantins, com a ampliação dos estudos com os pesquisadores do Inpa, como por exemplo, a leishmaniose visceral. “Podemos trazer especialistas para os estudos ficarem mais profundos em relação às outras doenças, como a malária, a dengue e a febre amarela”, disse. Já a parceria entre a Unitins e Funtrop vai contribuir para o aprimoramento das capacidades institucionais, otimização do uso de recursos materiais e intelectuais. Além de contribuir para a execução de políticas públicas para a melhoria da qualidade de vida da população para o desenvolvimento econômico e social.
“O apoio de todas as entidades ligadas nas áreas da Saúde, Ciência e Tecnologia são fundamentais porque várias entidades desenvolvem projetos juntos para solucionar problemas em comum da população na Região”, disse o presidente da Funtrop, Eric Luiz Rodrigues de Sá, informando que outros eventos desse porte virão, propagando os conhecimentos científicos entre pesquisadores e população. Em seu discurso, o secretário Borges da Silveira falou que os resultados dos trabalhos científicos e intercâmbio de pesquisas geram produtos nas empresas, beneficiam a população e ainda geram emprego e renda. “É uma forma de atrair mais empresas para a região e o povo participa ativamente do progresso do Estado”, ressalta.
Inauguração do Horto ‘Semear Ciência’
Depois da apresentação da bióloga e coordenadora do projeto de pesquisa ‘Semear Ciência’,  Juliana de Faria Lima Santos, falou sobre a importância de desenvolver um trabalho voltado para a comunidade de plantas, com o projeto de caráter educativo – desenvolvido pela Coordenação de Produtos Naturais e Bioativos da Funtrop, que tem como principal finalidade atividades de educação ao público em geral sobre o uso racional de plantas medicinais.
O público conheceu o horto de plantas medicinais aromáticas/condimentares, alimentícias não-convencionais e tóxicas ornamentais, na chácara da Funtrop, que é aberto à comunidade, experiências comunitárias, escolas, faculdades e profissionais da área de saúde, conta com 10 canteiros e um minhocário. A inauguração do horto foi marcada com o primeiro plantio simbólico do vice-diretor do INPA, Wanderli Pedro Tadei.
Programação de 17 a 22 de outubro
Com a finalidade de mobilizar a comunidade em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia (C&T), com a valorização da criatividade, atitude científica e a inovação, é que serão  realizados vários ciclos de palestras, exposições e oficinas, que mostram a importância da C&T para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país. Um encontro que possibilita a população brasileira conhecer e discutir os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e suas aplicações
No dia 17 de outubro, o palestrante e diretor de Pesquisa, Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde, Cássio Peterka, vai abrir o ciclo de palestras direcionadas à comunidade e realizadas por pesquisadores. As inscrições são gratuitas e limitadas e os participantes vão receber um certificado de participação. Os interessados podem se inscrever no site www.funtrop.to.gov.br. O diretor Cássio Peterka, às 9h30, vai falar sobre ‘A Importância das Mudanças Climáticas para as Doenças Transmitidas por Vetores’. Às 10 horas, ‘Plantas Medicinais na Luz da Ciência Moderna’, com a palestrante Juliana de Faria Lima Santos; e às 10h30 ‘Riscos para a Saúde Humana nas Mudanças Climáticas e Desastres Naturais’, com o palestrante Kleber Miguel Nascimento. No dia 18 de outubro, às 9 horas, ‘Situação Epidemiológica da Leishmaniose Visceral no Município de Araguaína, com a palestrante do Centro de Controle de Zoonoses/ Araguaína (CCZ), Shisley Botelho Galvão. Às 09h30, ‘’Fatores Externos que afetam os Teores de Princípios Ativos em Plantas Medicinais’, com palestrante André Junio de Brito Machado; já às 10 horas, ‘Meio Ambiente e Saúde’, com a palestrante Marly Sampaio; e às 10h30 ‘’Mudanças Climática e os Impactos na Saúde, com a palestrante Andréa Castro.
Já no dia 19 de outubro, às 9 horas, ‘Situação Entomológica dos Flebotomíneos no Município de Araguaína, palestrante do CCZ, Ketren Carvalho Gomes. Às 9h30, ‘Aumento do Lixo Urbano e a Incidência da Toxoplasmose nas Cidades’, palestrante Hyrlen dos Santos. O palestrante Rodrigo Almeida, às 10 horas, vai falar sobre ‘Leishmaniose Visceral: Uma Questão de Saúde Pública’. Às 10h30, o palestrante Rodrigo Borges está com o tema ‘Impactos Ambientais na Qualidade da Água e nas Doenças de Veiculação Hídrica’. No dia 20 de outubro, às 9 horas, Uso Correto e Seguro de Produtos Agrotóxicos’, com o palestrante José Carlos Dias dos Reis Filho. Às 9h30, a palestrante Cíntia Melo vai falar sobre ‘O Papel da Imprensa nas Mudanças Climáticas e Desastres Naturais’ e às 10 horas ‘Ambiente Urbano e Dengue’ será abordado pela palestrante Betânia Soares.
Praça das Nações
Para a participação da comunidade, o evento será ampliado nos dias 21 e 22 de outubro (sexta-feira e sábado), com as atividades na Praça das Nações, no Centro, com exposições de amostras laboratoriais das fases do mosquito da dengue, de plantas medicinais e uso da biofotônica (laser) em medicina tropical, com pesquisadores dos laboratórios de Entomologia, Produtos Naturais e Bioativos e Biofotônica, respectivamente. No dia 21, a exposição será das 9 às 16 horas e no dia 22, das 9 às 14 horas. As atividades específicas para crianças e adolescentes serão sempre pela manhã, a partir das 9 horas.
Equipe Funtrop
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Araguaína foi iniciativa do presidente Eric Luiz Rodrigues de Sá e realizada pela equipe da Fundação de Medicina Tropical (Funtrop), no comando da comissão organizadora, formada por Kleber Nascimento, Ruth Cipriano Milhomem, Juliana F.L. Santos e Ivangélio Mota, com a ajuda dos colaboradores Cíntia Melo, Aline Costa, Katiane Silva, André Machado e Rodrigo Borges.
Inscrições - As inscrições para participar dos ciclos de palestras são através do site www.funtrop.to.gov.br. Maiores informações pelos telefones             (63) 3415-8300       ou 3415-8343.
(Ascom Fundação de Medicina Tropical do Tocantins)

Nenhum comentário:

Postar um comentário