Boas Vindas

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Em Paraíso governador anuncia recursos para Prodoeste e incentivos para industrialização Alimentícia


Em Paraíso do Tocantins, o governador anunciou que a região Sudoeste receberá a partir do próximo ano investimentos de 165 milhões de dólares para a implantação do ProdoesteO governador Siqueira Campos anunciou na manhã desta segunda-feira, 12, durante abertura oficial da 5ª Audiência Pública para discussão e elaboração do Plano Plurianual de ações do Governo do Estado para o período de 2012 a 2015, no programa Agenda Tocantins, realizado na cidade de Paraíso do Tocantins, que a região Sudoeste receberá a partir do próximo ano investimentos de 165 milhões de dólares para a implantação do Programa de Desenvolvimento do Sudoeste do Tocantins – Prodoeste
O projeto está em fase de avaliação e, dentro de duas semanas os técnicos do Governo do Estado iniciam discussão com a Secretaria do Tesouro Nacional e com o Banco Central para que o Governo Federal avalize o empréstimo referente ao projeto que deve passar também pela aprovação do Senado Federal. Belizário Franco Neto, diretor de Política e Gestão Ambiental da Secretaria de Planejamento do Tocantins, sinalizou que o governador Siqueira Campos deverá assinar o contrato referente ao projeto até abril do próximo ano.
O programa Agenda Tocantins, projeto do Governo do Estado em parceria com o Jornal do Tocantins, está ouvindo a população e seus diversos segmentos. O projeto está dividido em nove regiões e pretende ouvir representantes de todos os 139 municípios tocantinenses. Paraíso do Tocantins, que está recebendo o projeto nesta segunda-feira, 12, é a sede da região Centro-oeste com abrangência de 14 municípios, que inclui, Caseara, Marianópolis do Tocantins, Abreulândia, Divinópolis do Tocantins, Barrolândia, Monte Santo, Chapada de Areia, Pium, Cristalândia, Pugmil, Nova Rosalândia, Lagoa da Confusão e Santa Rita do Tocantins.
Durante o Agenda, o Governador salientou que intensificará uma política de incentivo de instalação de novas indústrias de beneficiamento de alimentos, já que a região é grande produtora de carne bovina, aves e grãos, como o arroz, a soja e o feijão. Entre os incentivos está a redução de alíquotas de impostos e a busca de mecanismos facilitados de financiamentos para implantação de projetos industriais.
Prodoeste
O Programa de Desenvolvimento do Sudoeste do Tocantins, é um projeto que pretende implantar através de parceria público-privada, um grande sistema de plantio irrigado em cerca de 200 mil hectares na região, aproveitando o grande potencial de rios e terras planas. O projeto já tem o aval positivo do Banco Interamericano de Desenvolvimento, o BID que entra com 99 milhões de dólares e o Governo do Estado entrará com a contrapartida de 66 milhões.
O programa será instalado em duas etapas e, já em 2012 estarão sendo implantadas duas barragens na cidade de Lagoa da Confusão aproveitando recursos hídricos dos rios Dueré, Riozinho, Xavante, Pium, Urubu e Formoso. O Prodoeste deve estar implantado totalmente na região em cinco anos.
(Ascom Governador)

Nenhum comentário:

Postar um comentário