O secretário Extraordinário de Gestão Hospitalar, Raimundo Boi, participou da cerimônia de lançamento nesta terça-feira, 08, dos dois novos programas do Ministério da Saúde: “Melhor em Casa” e “SOS Emergências”. A solenidade contou com a presença da presidente Dilma Roussef e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, senadores e vários governadores. Na ocasião, Raimundo Boi representou não apenas sua pasta – a Saúde – mas também o governador Siqueira Campos durante a solenidade.
Na expectativa em relação aos novos reforços às ações de saúde pública do SUS, o secretário Extraordinário acredita que, com o cadastro nesses dois novos programas lançados, o Tocantins fará gestão junto ao Ministério da Saúde a fim de garantir mais benefícios para os tocantinenses que dependem do atendimento na rede hospitalar pública. “Venho com muita atenção e orientação do governador Siqueira Campos tratar de assuntos do Estado a fim de garantir que o Tocantins não fique de fora destes benefícios e seja logo incluído na rede de atendimento dos programas “Melhor em Casa” e “SOS Emergências”, afirmou o secretário .
Sobre o “Melhor em Casa”
“O programa Melhor em Casa pretende reduzir filas nos hospitais de emergência e, consequentemente, menor procura por leitos hospitalares, que hoje representa o maior gargalo da saúde, enfrentado não apenas pelo Tocantins, mas por todos os estados da Federação”, afirma o secretário.
Os tipos de casos onde o programa Melhor em Casa pode ser aplicado, segundo o Ministério da Saúde, atenderá pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica. “Entendo que o “Melhor em Casa” garantirá a segurança do hospital no conforto de seu lar, como tão bem pretende a presidente Dilma”, afirma Raimundo Boi.
Sobre o “SOS Emergências”
O Ministério da Saúde pretende que a ação seja implantada pelo Governo Federal em parceria com estados e municípios, além de hospitais de grande porte, nos 40 maiores pronto-socorros do Brasil.
E essa necessidade de atendimento mais dinâmico é urgente, pois estatísticas do Ministério divulgadas na imprensa nacional apontam que o Tocantins detém entre todos os estados da região Norte o maior índice de traumas ocasionados por acidentes de trânsito. Daí a preocupação de Raimundo Boi em não perder prazos, e com dados em mãos, acelerar a implantação do “Melhor em Casa” e do “SOS Emergências” junto ao Ministério da Saúde.
“Até que a implantação gradativa ocorra, até 2014, o Tocantins pretende estar incluído nesta malha de atendimento o mais breve possível, uma vez que os dois programas do Governo Federal pretendem alcançar a malha de atendimento da rede pública em todos os estados e distrito federal”, considera Boi.
Saiba mais sobre o Programa “Melhor em Casa”
Pelo cronograma preparado pelo Governo Federal, a previsão é de que até 2014, o “Melhor em Casa” terá 1.000 equipes de Atenção Domiciliar atuando no país. O Investimento somará R$ 1 bilhão.
“O ‘Melhor em Casa’ será implantado gradativamente no país e formado por equipes de qualidade, com a sensação de segurança que está em casa, sem as pressões psicológicas que sabemos que sentimos dentro de um hospital”, afirmou a Presidenta Dilma Rousseff.
A assistência e o atendimento, quando houver a indicação médica, serão realizados na própria residência do paciente por equipes multidisciplinares, formadas prioritariamente por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeuta. Outros profissionais (fonoaudiólogo, nutricionista, odontólogo, psicólogo e farmacêutico) poderão compor as equipes de apoio. Cada equipe poderá atender, em média, 60 pacientes, simultaneamente.
Haverá cadastramento de 110 equipes de atenção domiciliar em todo país.
O Ministério da Saúde vai repassar este ano a estados e municípios R$ 8,6 milhões para a atividade dessas equipes e manutenção dos serviços.
Com informações da Assessoria do Ministério da Saúde.
(Secom Saúde)
Nenhum comentário:
Postar um comentário