Boas Vindas

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Técnicos ambientais avaliam proposta de monitoramento da qualidade da água


Nesta segunda-feira, 31, a Superintendência de Planejamento, Gestão e Recursos Hídricos da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Semades, reuniu representantes técnicos do Instituto Natureza do Tocantins – Naturatins, da Companhia de Saneamento do Tocantins – Saneatins, Agência de Saneamento do Tocantins - ATS e da Universidade Estadual do Tocantins – Unitins para juntos realizarem a análise crítica dos pontos de monitoramento da qualidade da água, propostos pela Agência Nacional de Águas – ANA.
Durante o encontro, o grupo avaliou a necessidade de reunir informações dos pontos de monitoramento de cada órgão para verificar a possibilidade de readequação dos locais e compatibilidade com a rede estadual existente. Foram pontuados ainda os parâmetros mínimos de monitoramento previsto pelo Programa Nacional de Avaliação da Qualidade das Águas – PNQA, discutida a capacidade dos laboratórios, o quantitativo de equipes de coleta e a acessibilidade dos pontos propostos para a Rede Nacional de Monitoramento da Qualidade das Águas – RNQA.
O coordenador Hidrometeorológico da Semades, Lorenzo Rigo, considerou a reunião produtiva. “Foram apresentadas questões e sugestões que serão essenciais à execução do monitoramento, então nesse primeiro momento é preciso avaliar a capacidade logística dos órgãos envolvidos para que possamos apresentar uma proposta viável e que atenda as exigências do PNQA”, avaliou o coordenador.
Cada órgão irá realizar o levantamento dos pontos de monitoramento e de sua capacidade logística, que deverá ser apresentado, até o próximo dia 04 de novembro, durante reunião na sede da Semades.    
 (Secom Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável)

Nenhum comentário:

Postar um comentário