Este ano, o Ministério da Educação fez alterações na divulgação do resultado do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio, e as escolas inscritas foram classificadas em quatro grupos, considerando a participação dos alunos inscritos. No primeiro grupo, estão as escolas que obtiveram 75% de participação e neste estão 17 escolas públicas do Tocantins. Destas, 10 escolas ficaram com média superior à média nacional.
De acordo com o superintendente estadual de Informações e Tecnologia da Educação, Joneidson Marinho Tavares, “os números do ENEM precisam ser melhor interpretados para se ter resultados mais justos”. Um desses fatores é que no Tocantins os alunos das escolas do interior não aderiram 100% ao ENEM.
Para se ter um diagnóstico do ensino no Tocantins, o secretário da Educação, Danilo de Melo Souza, instituiu o Salto – Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Tocantins e, com aplicação de testes em escolas de todo o Estado, foi possível ter uma radiografia do ensino e aprendizagem, estudo que serve de base para elaboração de projetos e propostas de investimentos nas áreas mais críticas.
Outra novidade na Educação do Tocantins é o trabalho coletivo que está sendo realizado entre Estado e prefeituras para que o ensino tanto estadual como municipal tenha parâmetros de qualidade.
Entre as ações que o Governo está implantando, uma das mais eficientes na melhoria da qualidade do ensino está sendo as escolas de tempo integral, que preparam o aluno desde cedo para os vários desafios da vida e trabalham aspectos como as habilidades artísticas e esportivas.
Para alunos do ensino médio, além do programa “Acerte os ponteiros com o ENEM”, foram distribuídos guias de aprendizagem pela Secretaria da Educação e houve mudanças no currículo do ensino médio, que ficou mais dinâmico e atualizado.
Nesta gestão, todos os setores estão realizando ações para a melhoria da educação, como o administrativo e pedagógico. Foram entregues notebooks aos professores, todas as escolas foram pintadas no projeto de ‘higienização das escolas’, houve aquisição de novos mobiliários escolares, entre outros.
Como novas medidas que ainda serão implantadas pela Secretaria da Educação, estão a climatização das escolas, a ampliação das reformas e a ativação dos laboratórios que ainda não funcionam.
(Secom Educação)
Nenhum comentário:
Postar um comentário