No momento em que o país inteiro se mobiliza na elaboração de propostas que promovam o bem estar social de 16 milhões de pessoas que vivem em condições de extrema pobreza, o Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), vinculado à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário (Seagro), dá um passo importante em prol da melhoria da qualidade de vida das famílias carentes.
Em parceira com o Programa Mesa Brasil, do SESC, o Ruraltins lança o Projeto Partilhar, que tem como objetivo arrecadar alimentos excedentes e distribuí-los às comunidades que se encontram em vulnerabilidade alimentar no campo.
Nesta terça-feira, 9, aconteceu a primeira ação do projeto, quando cem famílias dos Assentamentos PA Veredão e PA Sítio, localizados próximos ao Distrito de Taquaruçu, a cerca de 40 km de Palmas, receberam a doação de 300 kg de feijão, doados pela Conab ao Programa Mesa Brasil.
De acordo com a Coordenadora de Capacitação do Ruraltins, Iranilde Gonçalves, idealizadora do projeto, nem todas as famílias que moram em assentamentos têm produção suficiente para suprir as necessidades diárias e o Projeto Partilhar chega para enriquecer o cardápio. “Conhecendo o Mesa Brasil do Sesc, que busca alimentos onde sobra e entrega onde falta, percebemos que o programa vinha ao encontro das políticas sociais implementadas pelo atual Governo para erradicação da pobreza e o combate à fome”, destacou a coordenadora.
Ainda segundo Iranilde Gonçalves, essa ação, baseada em parcerias, não será eventual mas sim contínua. “Com a ajuda dos escritórios locais do Ruraltins, estamos identificando as comunidades rurais mais carentes em todo Estado para atendermos a quem realmente precisa. Neste ano, a meta é beneficiar 14 municípios da Região Sudeste, 10 no Bico do Papagaio, além de seis na Região Central do estado”, finaliza.
Para a Assistente Social do Programa Mesa Brasil do Sesc, Erica Maria Bezerra Miranda, a iniciativa é muito positiva pois amplia o número de pessoas cadastradas e aptas a receberem as doações. “Nossa intenção é amenizar o problema da fome por meio da complementação das refeições dessas famílias, distribuindo alimentos não perecíveis como arroz, feijão, farinha e leite em pó”, destaca.
Marilene Nunes da Silva, que há quatro anos mora com o marido e cinco filhos no Assentamento Veredão, destaca a importância dessa iniciativa. “A vinda desse projeto traz um novo ânimo, pois acreditamos num futuro melhor”, disse.
O Projeto Partilhar faz parte de uma grande ação de cidadania no campo que envolverá inclusão produtiva de jovens e mulheres, capacitação, entre outras atividades desenvolvidas pelo Ruraltins.
Mesa Brasil
O Mesa Brasil – Sesc, que teve início em 1991, é um programa de segurança alimentar e nutricional sustentável, que tem como objetivo redistribuir alimentos excedentes apropriados para o consumo fora dos padrões de comercialização. Formado por uma rede de banco de alimentos que busca onde sobra e entrega onde falta, o Mesa Brasil contribui para o combate à fome através da complementação de refeições. No Tocantins, o programa tem sede em Araguaína, Gurupi e Palmas, mas atende todo o Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário