Boas Vindas

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Potencial de irrigação do Tocantins é o maior entre os estados brasileiros, destaca gestor da Embrapa


O potencial de superfície irrigável do Tocantins representa cerca de ¾ da área total país, tornando-o o principal estado da Federação no setor, destacou nesta terça-feira, 9, o chefe da Embrapa Pesca e Aquicultura no Tocantins, Carlos Magno Campos da Rocha, citando resultado de estudo recente da FAO - Organização para Agricultura e Alimentação da ONU.
A menção ao trabalho da FAO pelo gestor da Embrapa-TO se deu por ocasião de reunião, seguida de um seminário e mesa redonda no Palácio Araguaia, com a participação de representantes do Governo da Espanha e do Tocantins, que debatem a formação de parceria mútua para transferência de tecnologia e investimentos em negócios, principalmente no estado.
O representante do órgão federal no Tocantins, que teve a definição da construção de sua sede em Palmas para o ramo da aquicultura e pesca em abril último, atesta que o potencial de irrigação do Estado tocantinense favorece a distribuição dos recursos hídricos para a maioria das regiões do território tocantinense com vocação para diferentes culturas no campo.
Esse dado reforça o interesse despertado pelos espanhóis em visita ao estado, ainda mais por dois fatores básicos. O país, membro da Comunidade Econômica Europeia - CEE dispõe de uma das tecnologias mais avançadas do mundo no segmento de irrigação. O mesmo se pode dizer de sua indústria alimentícia e gastronomia que, ao lado do turismo, faz com que a Espanha se posicione como destaque em toda a Europa. (Secom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário