Recepcionada com apresentações artísticas e esportivas, a visitante fez questão de demonstrar a admiração que tem pela vibração e pela participação de todos na gestão das escolas. “É muito gratificante perceber a energia que os gestores escolares dispensam à tarefa que têm de conduzir uma unidade de ensino, se mostrando sempre bem dispostos e, também, interessados em aprender mais. Sem contar que eles contam com a parceria dos pais dos alunos e dos próprios estudantes, que colaboram bastante para o desenvolvimento das escolas”, exaltou a diretora norte-americana, que revelou uma reflexão educativa diária que faz a partir de versinhos simples que, em tradução livre, dizem “quando eu crescer, não importa o tamanho da casa ou a qualidade do carro que terei, mas, sim, a diferença que fiz na vida de uma criança.”
Troca de saberes
Diretor da Escola Estadual Deusa Moraes, Vanderley José de Oliveira afirmou que além de apresentar as diversas medidas que toma para bem gerir a unidade de ensino da qual é responsável, pôde aprender com a visitante o quanto é importante se concentrar naqueles que são a razão de todo o sistema educacional: os alunos. “Eu acredito muito na escola pública, que possui um excelente aparato técnico e intelectual, mas creio, também, que para se realizar um bom trabalho dentro da Educação nós devemos sentir amor pelo que fazemos, além de nos dedicarmos ao aprimoramento teórico, assim como ao prático. Tudo isto nós partilhamos com ela, que nos impressionou ao demonstrar ter um foco absolutamente voltado aos estudantes, sempre atento ao bem-estar deles. Apesar dela viver em um local que possui um modelo de ensino diferente, nós pudemos trocar conhecimentos e crescer um com o outro”, ressaltou Vanderley Oliveira.
Outra entusiasmada com a possibilidade de trocar experiências com a norte-americana era Gildene Benício Lima Mendes, que há oito anos é gestora da Escola Estadual São José Operário, podendo apresentar à também diretora Regina Siegel alguns projetos desenvolvidos pela unidade. “Poder compartilhar informações com a diretora Regina é um privilégio, pois podemos sanar algumas dúvidas que temos sobre como funciona a Educação por lá, nos Estados Unidos. Isto é ainda um reconhecimento do valor do nosso trabalho, já que ela veio para aprender sobre nós também. Eu pude mostrar a ela, por exemplo, como funcionam os nossos projetos ‘Vamos ler’, de incentivo à leitura, e o ‘Cidadania para todos’, que envolve voluntários. A experiência foi muito positiva, principalmente porque ela demonstrou sentir o mesmo amor que nós sentimos pela Educação”, apontou a diretora.
Colinas do Tocantins
Nesta quarta-feira, 10, a diretora norte-americana Regina Siegel estará em Colinas do Tocantins a partir das 11 horas, onde fará uma visita à Escola Paroquial Nossa Senhora Aparecida. (Secom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário