Boas Vindas

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Operação Hypnos da PRF apreende medicamentos, drogas e munições


PRF apreendeu drogas, medicamentos e muniçõesNa noite desta terça-feira, 14, a Polícia Rodoviária Federal realizou, em diversos Estados, a Operação Hypnos (Pesadelo). Esta ação integrada foi a maior operação de combate ao crime realizada neste ano, envolvendo um grande número de policiais, viaturas e equipamentos. O principal objetivo foi coibir a comercialização e o uso de substâncias proibidas (medicamentos conhecidos como “rebites”, drogas e similares), além do combate ao tráfico de drogas e ao porte ilegal de armas e munições.
No Tocantins, foram mobilizados 11 policiais e cinco viaturas nos trabalhos de fiscalização e cumprimento de mandado de busca e apreensão em um posto de combustível no município de Colinas-TO. No local, foram encontrados diversos comprimidos e algumas caixas vazias de rebites, os quais eram vendidos para caminhoneiros na área do posto e em uma lanchonete localizada na mesma área.
Apreensões
Durante a operação foram apreendidos os seguintes materiais: 17 munições calibre 20, 28 munições calibre 22, um carregador para rifle calibre 22, uma faca, um canivete, 27 frascos pequenos (utilizados para guarda de comprimidos), uma quantia em dinheiro, uma trouxinha de maconha e diversos documentos. Dentre os medicamentos, foram encontrados 170 comprimidos de Nobésio, 11 comprimidos de Pramil (importado), 14 de Betacef, 8 de Peridona e outros. Este material estava na posse de Antônio Aureliano Braga (44), Jorge Leite da Silva (36), José Maria Bolina (51) e José Maria Bolina Júnior (26). As munições foram encontradas dentro do carro de José M.B.Júnior, e os demais produtos estavam no caixa do posto de combustível e na lanchonete do posto. Os envolvidos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Colinas para as providências cabíveis.
Rebites
Estes medicamentos são designados para o tratamento de obesidade, sendo necessária receita médica para sua obtenção. O problema é que, além da diminuição do apetite, o seu uso traz uma falsa sensação de “descanso”, inibindo o sono e o cansaço. Deste modo, muitos motoristas utilizam o medicamento com o objetivo de conseguir dirigir por várias horas, seja dia ou noite, e sem o repouso necessário. O perigo é que os reflexos do motorista ficam prejudicados, e uma vez passado o efeito esse motorista sente um cansaço repentino, podendo então adormecer e causar acidentes.
Colaboração
A Operação Hypnos foi idealizada pela Polícia Rodoviária Federal, após levantamentos de diversos pontos de venda dos medicamentos em vários Estados. De posse destas informações, a PRF/TO procurou o Ministério Público Estadual, sendo oferecido apoio por parte da Promotoria de Justiça de Colinas para a realização da operação. (Com informações do Núcleo de Comunicação Social da PRF – Tocantins)

Nenhum comentário:

Postar um comentário