Boas Vindas

sábado, 9 de outubro de 2010

Falta de água em Pium Tocantins prejudica o funcionamento de creches e escolas, a população reclama

A cidade de Pium, localizada a 124 km de Palmas, está sofrendo com a falta de abastecimento de água. Nesta quinta-feira, 07, a creche municipal deixou de funcionar por falta de água, os colégios soltaram os alunos mais cedo por causa do mesmo problema e tem alguns setores da cidade que não recebe água há mais de 5 dias.

A moradora do setor aeroporto Maria Gildete Gonçalves disse que está sem água há cinco dias e que toma banho na casa de parentes e para fazer comida consegue água na casa de um vizinho que tem poço. “Tem cinco dias que nem vento sai da minha torneira, sorte que meu vizinho tem poço e me deixa pegar água para beber e fazer comida, para tomar banho eu e meus filhos vamos para a casa de minha mãe aonde ainda vem um pouco de água altas horas da noite”, falou a moradora.
A falta de água no município não é um fato novo, o córrego que abastece a cidade, Piauzinho, secou há mais de um mês, os poços artesianos que tem na cidade não dão vazão e devido a isso o município passou por um período muito longo sem abastecimento de água.
A falta de água chegou a ponta da delegada municipal ser obrigada a mandar um ofício informando a falta de abastecimento ao Juiz da comarca de Pium. “Informo que a cerca de seis dias a Cadeia Pública de Pium não dispõem de fornecimento de água, nem mesmo para o consumo das necessidades básicas dos presos recolhidos neste órgão público, por este motivo, a água usada está sendo obtida através de doação de moradores desta cidade, porém de maneira escassa”, informou a delegada Raimunda Bezerra.
Devido às reclamações dos moradores o juiz da comarca do município, Jossanner Nery Nogueira Luna, mandou vários ofícios comunicando a falta de água e pedindo providências quanto à situação. Um dos ofícios foi enviado à presidente do Tribunal de Justiça do Estado, a desembargadora Willamara Leila, onde ele dizia. “Informo a vossa excelência que a cidade de Pium-TO está sofrendo com constante falta de água, trazendo transtorno a população e dificultando o bom andamento das atividades jurisdicionais, inclusive na cerimônia de inauguração realizada no dia 13/09/2010 faltou água”, informou Nery.
O juiz Jossanner Nery ainda informou a Secretaria de Segurança Pública do Estado pedindo que a Secretaria solicitasse providência da Saneatins quanto ao caso. Também foi enviado ofício ao promotor que responde pela comarca do município, o senhor Juan Rodrigo Carneiro Aguirre e ainda um ultimo enviado ao diretor da Saneatins nos seguintes termos. “Solicito de vossa senhoria que restabeleça o fornecimento de água neste fórum da comarca de Pium, com a maior brevidade possível”, solicitou Nery.
Devido à pressão de alguns órgãos públicos, da população e também da proximidade das eleições, o prefeito municipal trouxe a cidade representantes da Saneatins que assumiram toda a culpa pela falta de água e também prometeram que o problema seria solucionado em pouco tempo.
No dia seguinte a essa reunião o abastecimento de água voltou ao normal, mas no ultimo domingo o abastecimento voltou a ser interrompido em alguns setores da cidade e os outros serem abastecidos de forma precária. Nesta quinta-feira a situação atingiu nível crítico, as escolas e a creche municipal não tinham mais condições de funcionar em normalidade devido à falta de água.
O professor Pedro Luiz, professo de educação física do Colégio Estadual Bartolomeu Bueno falou sobre a situação. “As aulas de educação física estão prejudicadas, os alunos não podem praticar exercícios extraclasses, pois falta água para se hidratarem. O funcionamento do colégio está prejudicado, não podemos segurar esses alunos aqui quatro horas sem água para beberem, o jeito foi liberar todo mundo mais cedo. A obra de construção de uma sala de aula e de uma quadra de esportes que está sendo feito aqui no colégio já não funciona direito e até mesmo para nós professores fica difícil vir para o colégio já que nem água para lavarmos nossas roupas temos”, desabafou Luiz.
O presidente da Câmara Municipal, Arion Lopes, disse que a câmara vai entrar com ação civil pública conta a Saneatins para que o abastecimento de água no município seja normalizado. “Estamos com a papelada pronta para entrar com ação civil pública contra a Saneatins, só ainda não fizemos isso pelo fato do promotor estar de férias, mas assim que ele retornar entraremos com a ação pedindo providências para resolver a falta de água no nosso município”, disse Lopes.
O engenheiro responsável pelo abastecimento de água do município, Pedro Henrique, falou em nome da Saneatins sobre o problema e prometeu que a situação voltará ao normal em breve. “Nos últimos dias tivemos troca de bomba, ruptura em adutora e falta de energia, além de estarmos trabalhando com consumo maior devido à estiagem. Estamos colhendo água de uma represa que tem água para vários dias, para realizarmos essa coleta fizemos todos os testes necessários e a água está própria para o consumo, mas para que não tenha problema de abastecimento precisamos da colaboração da população quanto à responsabilidade com o consumo”, disse Henrique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário